Diamante de Gould
Nome Cientifico: Erythrura Gouldiae
Origem / Habitat : Austrália e Nova Zelândia
Sexagem: Macho com cores bem mais vivas do que a fêmea e apenas os macho canta.
Descrição: Estas aves são muito saciáveis, vivem em bandos que podem atingir os 1000 indivíduos. O nome atribuído a esta ave foi uma homenagem a Elisabeth Gould, esposa do ornitólogo John Gould. Ter um Diamante de Gould como animal de estimação representa muita complexidade uma vez que são sensíveis mas ao mesmo tempo fortes. No entanto, como acontece com todas aves, há que dar-lhes o cuidado e a devida atenção para que cresçam e de desenvolvam em um ambiente o mais agradável e natural possível, de forma a que se encontre nas melhores condições. Só desta forma terá um Diamante de Gould saudável, contente e sociável. Destes incríveis animais existem três sub-espécies que praticamente se diferenciam pelas cores da sua cabeça: preta, vermelha e laranja. Nas pastagens da Austrália, lugar onde os podemos ver em total liberdade, não variam tanto termos de cor como os exemplares que se encontram em cativeiro. Os Diamante de Gould vêm de zonas australianas onde o clima é quente e tropical, por isso estão acostumados a temperaturas elevadas. De fato, são muito sensíveis aos climas moderados ou com excesso de humidade. Preferem viver onde haja vegetação abundante e água. Antes de planear ter um pássaro desta espécie, analise o ambiente onde vive, qual é o tipo de lar que lhe poderá oferecer e se este reúne as condições de acordo com as necessidades que esta ave apresenta para a sua sobrevivência. Hoje em dia estas aves já se dão bem no nosso clima, pois já são criados em cativeiro há tanto tempo, que eles próprios já adotaram a sua tolerância ao nosso clima.
Reprodução: Em cativeiro o Diamante de Gould faz a sua reprodução, mas nem sempre corre da melhor maneira, pois por vezes não são “ bons pais” ao abandonarem o choco dos ovos bem como não alimentar os filhotes, para isso usamos amas secas ( Bengalins do Japão ) para chocarem e/ou criarem as crias dos Gould´s. O macho faz uma dança de acasalamento perante a fêmea. A constução do ninho cabe ao macho, a fêmea pode por entre 4 a 8 ovos que são cocados por ambos e que eclodem ao fim de 14/15 dias.
Manutenção: Mistura de Diamantes/Exóticos baseada em alpista, milho alvo, milho painço, perilha e algumas papas de ovo e de insectos acompanhadas de verduras e frutas.