Diamante Sparrow
Nome Cientifico: Emblema Guttata
Origem / Habitat : Austrália
Sexagem: É quase impossível estabelecer a diferença entre os sexos desta espécie sem ser na altura do cio. Os bicos das fêmeas são ligeiramente mais vermelhos durante a época de gestação que os dos machos o destes fica côr de vinho tinto
Descrição: Em cativeiro não deve estar unicamente em gaiolas por torna-se tímida e agressiva, engordando facilmente, portanto fora da criação as aves devem ser alojadas em voadoras, permitindo a ave fazer exercício. Gostam de construir ninhos mesmo fora da época de criação pelo que devem ter sempre materiais à disposição. Dão-se bem com outras aves excepto durante a época de criação onde são muito territoriais. O diamante Sparrow anda em grupos soltos de até 30 aves, e muitas vezes reproduzem-se em colônias. Passam muito do seu tempo no chão, onde procuram sementes caídas.
Reprodução: À semelhança de muitos diamantes australianos, o sucesso da criação dos diamante Sparrow depende em grande medida de saber se os parceiros tem um bom relacionamento mútuo. Para ser mais eficaz e se pretender fazer criação destas vistosas aves, é aconselhável juntar um grupo de exemplares jovens, os casais constituir-se-ão naturalmente. Estas aves gostam de utilizar uma caixa de ninho Tipo Gould, este ninho pode ser consideravelmente maior e, frequentemente, possui uma engenhosa entrada em túnel.
Manutenção: Mistura de Diamantes/Exóticos baseada em alpista, milho alvo, milho painço, perilha e algumas papas de ovo e de insectos acompanhadas de frutas e verduras.